preloader

API Gateway ou API Manager? Saiba quem é quem

As APIs revolucionam o mundo da integração de sistemas e são grandes protagonistas da nossa era de Transformação Digital.

Elas são as intérpretes responsáveis por proporcionar o diálogo entre diferentes tipos de plataformas tecnológicas.

Se você acompanha nosso blog com frequência, já sabe o potencial dessa tecnologia.

O que é API: Entenda de uma maneira simples” Aprenda o conceito de uma vez por todas

Confira abaixo, o vídeo ilustrativo abaixo sobre a tecnologia. Ele será de grande ajuda para seguir em frente no nosso conteúdo sobre API Gateway e API Manager

 

Você sabia que as Interfaces de Programação de Aplicações também podem ter diferentes tipos e funcionalidades?

Saiba que elas possuem e o entendimento quanto a isso faz total diferença. Pode ser o ponto chave para alcançar os resultados desejados pela sua empresa. Tudo isso com segurança e eficiência, podendo potencializar diversos tipos de negócios.

Veja abaixo brevemente os tipos de produtos de APIs:

API Gateway

API Gateway cria um ponto único de acesso, filtrando quem acessa suas APIs. Considere um API Gateway  como uma ferramenta para redirecionamento e filtragem de tráfego de terceiros.

API Manager

Este tipo de produto fornece uma camada de gestão para API Gateways. Além de definir o comportamento do API Gateway, o API Manager lida com análises de cada requisição, insight corporativos através das análises, implementação de controle de versão, criação de dashboard de acesso, possibilidade de monetização e etc.

Ainda não ficou claro? Então vamos nos aprofundar um pouco mais.

Mas antes, inscreva-se no nosso blog para receber mais conteúdos como este.


O que é um Gateway de API?

A tradução para o português da palavra “Gateway” é Portão. A nomenclatura não é por acaso, já que este produto de API opera de forma semelhante. Essa Interface de Programação de Aplicação serve para filtrar os tipos de solicitação que vão acontecer com a API.

Essa tecnologia já é adotada por diversas companhias no mundo, e são disponibilizadas por diversas empresas, como é o caso da Mulesoft API. Veja algumas funções de API Gateway:

  • Ponto único de acesso à todas as APIs, se colocando entre suas APIs e seus respectivos usuários.
  • Filtragem de dados na entrada, podendo redirecionar o chamado à API para o local correto, baseado nos mais diferentes parâmetros de entrada, e, até mesmo, ignorar a requisição caso seja desejado, sem levar tráfego à sua API. É o sentinela do seu portão.
  • Mecanismos de segurança, que incluem autenticação de usuário e logs de acesso.
  • Limitação de acesso baseada em usuário, que permite limitar o acesso do usuário a determinado recurso baseado nas mais diversas premissas, como números de requisições no mês ou nos últimos 10 segundos.

Essas funções presentes no API Gateway permitem as mais diversas vantagens para as empresas que os adotam. Um único ponto de acesso, por exemplo, significa uma redução de esforço em administrar as “portas de entrada” dos seus serviços na web, podendo focar seus esforços em um único local.

Além disso, a combinação das outras funções do gateway citadas nos tópicos acima, permite que todo esse tratamento seja realizado fora da sua API, reduzindo a complexidade da mesma. Isso proporciona a redução de custos em mantê-las no ar, abrindo portas para o desenvolvimento de ainda mais APIs.

Para reduzir ainda mais o custo de expor diversas APIs no ar é comum que API Gateways unifiquem o acesso a APIs internas, quer sejam oriundas de sistemas legados ou de micro-serviços mais dinâmicos. Para implementar micro-serviços recomendamos a utilização do Docker, sobre o qual você pode saber mais no artigo Por que você precisa adotar Docker agora mesmo.

E o que é um API Manager?

O API Manager é um software que implementa uma camada de gestão sobre um API Gateway, incluindo recursos para facilitar o seu gerenciamento e possibilitando a visualização de dados de negócio. Isso proporciona a geração de estatísticas de uso, gerenciamento de ciclo de vida da API, dentre outras vantagens.

Além das funções do gateway, o API Manager pode oferecer as mais diversas possibilidades com o intuito de alavancar seu conjunto de APIs:

  • Insights corporativos das APIs através de dashboards.
  • Controle do ciclo de vida das APIs.
  • Prototipação de API, versionamento das APIs.
  • Possibilidade de monetização das APIs.

Quero saber mais sobre API

As Interfaces de Programação de Aplicações oferecem um mundo de possibilidades para diversos tipos de  negócios. Pense em todas as vantagens que soluções de API Gateway e API Manager podem gerar para sua empresa.

Temos muitos conteúdos em nossa página que são excelentes para compreender o universo das APIs. Veja a lista abaixo:

Fique à vontade para comentar sobre os conteúdos na caixa abaixo. Já que você chegou até aqui, temos um super presente para você! Avance nos seus conhecimentos sobre API com nosso paper: Como as APIs podem modernizar seus legados. Clique na imagem abaixo para baixar!

 


Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_