Estratégia de monetização das APIs

Monetizando sua API

API

Por trás de alguns programas e sistemas que utilizamos, há um conjunto de rotinas e padrões que permite sua conexão com outros sistemas sem a intervenção direta do usuário, isso acontece via API. Elas são desenvolvidas por empresas que desejam que seus softwares possam ser associados a outros tipos de serviços. E é esse o caminho através do qual muitas organizações estão gerando dinheiro e ampliando seu poder de mercado. Diversas empresas estão fazendo isso: UOL, Google, Philips, Samsung, BMW, Mailchimp e outras de diferentes tamanhos e segmentos.

Relação entre API e aumento de faturamento

Imagine uma empresa que trabalhe com venda de passagem área por meio de pedidos online. A área de Marketing vai pensar na hora em utilizar mídia paga, trabalhar com SEO e mídias sociais e isso é valioso, mas é possível ser ainda mais efetivo. Se essa mesma empresa conseguir integrar seu sistema de pedidos, buscando informação, diretamente dos sites de empresas aérea, consegue imaginar a quantidade de novos clientes que podem ser gerados por meio dessa iniciativa? É isso o que a Decolar.com faz, as APIs já foram percebidas pelo mercado como poderosas fontes de receitas e, caso o seu negócio ainda não tenha prestado atenção nessa oportunidade, é melhor repensar suas estratégias de geração de leads. É por isso que as áreas de Marketing e TI precisam conversar mais. Se a área de TI ofertar esse tipo de solução para o departamento de Marketing, é bem possível que saiam como um modelo de negócio.

Podemos dar também um exemplo prático e real do quanto uma API pode gerar lucro à empresa e crescimento profissional aos gestores de visão. O Netflix atuava em uma única dimensão (oferecimento de assinaturas através de um site tradicional). Muito além de desenvolver um site responsivo (que proporcionasse uma boa experiência de usuários de smartphones e tablets), o Netflix foi mais fundo e integrou seu programa a outras tecnologias, possibilitando aos seus clientes acessarem os serviços através de uma Smart TV, por exemplo. Percebeu que não há limites para uso dessa tecnologia?

APIs como estratégia de monetização

Receita Direta

Esse formato é um dos mais conhecidos e mais utilizados também para cobrar pelo acesso a uma API. É bastante utilizado por empresas que disponibilizam seus serviços via Saas (Software as a Service). Você vai criar um limite claro que dizendo que tantas chamadas na sua API vão custar um determinado valor. É uma relação direta entre volume e valor a ser pago, podendo, esse valor, ser fixo ou não. Para incentivar o uso das API, algumas empresas deixam por um valor abaixo ou até de graça por um tempos, para que o desenvolvedor possa usar a atestar que de fato ele precisa ter acesso aquelas APIs.

Clique aqui e conheça a forma de cobrança da API do paypal.

Pacotes ou planos

A diferença está na forma de contratação, é um plano onde se cria faixas de chamadas, algo parecido com o que as telefonias fazem com o consumidor. O desenvolvedor poderá usar da forma mais conveniente até o final do plano. Clique aqui para conhecer  a forma de cobrança da API do Bing Search.

Clique aqui para conhecer a forma de cobrança da API do Google Maps.

Programa de afiliados e marketplace

Amazon, Buscapé, Mercado Livre, Cnova: a existência dos marketplaces está intimamente ligada à força das APIs. É através delas que um site de e-commerce pode se integrar à plataforma base, onde será feita a venda. O marketplace oferece um oceano de produtos, de diversas fontes e sem modificar a experiência de usuário. Isso significa aumento nas receitas de ambos os parceiros!

Exemplo: APIs como estratégia de monetização

Sistemas de pagamento online

Quem tem uma loja online provavelmente sabe bem o que é uma API, já que depende dela para que seus consumidores concluam o pagamento de suas compras com segurança e sem redirecionamentos (com checkout transparente). Por meio de carteiras digitais, o cliente, sem sair do site da loja, digita apenas login e senha do PayPal e isso basta para efetuar a compra. Não há necessidade de informar dados de cartão de crédito, já que estes já estão armazenados nos servidores de altíssima segurança desses intermediários de pagamento. PagSeguro e Moip também fazem um ótimo trabalho com APIs, integrando seus serviços a outros sites por meio da disponibilização de seus códigos.

Vantagens resumidas da exposição de APIs

  • Obtenção de receita por meio da disseminação de seus serviços diretamente em outras plataformas, sites e programas;
  • Diversificação de seus canais de distribuição (API permite que você apareça em outros locais, criando novas fontes de divulgação de seus serviços);
  • Viabilização de novas parcerias;
  • Publicidade gratuito (a título de exemplo, Facebook, Google e Twitter permitem o acesso gratuito à sua API);
  • Agilidade na cadastro (Por meio da integração entre aplicações, é possível obter dados dos usuários sem a necessidade de preenchimento de formulários);
  • Fortalecimento da gestão interna (a maioria das APIs fornece relatórios personalizados, além de poderosas ferramentas de gerenciamento, possibilitando controlar as variações de seu negócio com maior solidez).

Conclusão

lista de verificação para monetizar sua API

Bom, falamos um pouco sobre como monetizar uma API, certo? Criamos uma lista para ajudar a entender um pouco mais sobre a sua estratégia atual de API. Essas perguntas vão te ajudar a ver se, hoje, você conseguiria monetizar suas APIs de forma rápida.

  1. Você está apto a lucrar com a cobrança de APIs usando alguns dos modelos citados?
  2. A API é enxergada como uma oportunidade de upsell para o negócio?
  3. Existem maneiras de gerar receitas indiretas através de sua API?
  4. Existem oportunidades para criar parcerias estratégicas via API?
  5. Uma API pode melhorar a eficiência operacional e reduzir o tempo de atividades?
Mantenha duas questão claras quando for adotar uma estratégia de monetização de uma API:
  • Mapeie e mensure as fontes de receitas relacionadas com sua a API.
  • Se possível, compare a sua receita com a de outros clientes que não usam API.

Como qualquer iniciativa de TI, certifique-se de que sua estratégia de monetização está diretamente alinhada com seus objetivos de negócio. Se não estiver alinhada com seus objetivos, não perca seu tempo, foque em outras ações.

Agora, se sua empresa estiver buscando informações sobre como criar uma estratégia de API, entre em contato conosco, com certeza podemos te ajudar nesse processo. Que tal agora continuar estudando sobre o assunto? Descubra na sequência como aumentar suas vendas usando APIs! E caso tenha alguma dúvida, aproveite para nos deixar uma mensagem aqui no blog!

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