preloader

Liferay ou WordPress? Veja como escolher

Uma característica muito comum dos comparativos é analisar prós e contras de cada opção e recomendar aquele que apresenta mais vantagens para o leitor. Mas e se as soluções comparadas não competem entre si? Esse é o caso do Liferay e o WordPress. Cada um tem uma finalidade específica e neste post vamos te ajudar a entender quais são as características de cada um. Quer saber qual dos dois pode atender melhor às necessidades da sua empresa? Confira!

Entendendo o WordPress

O WordPress é o CMS (entre nesse link e saiba mais sobre CMS) mais usado no mundo, e não é por acaso. Além de ser gratuito, o sistema possui fácil instalação, conta com uma grande quantidade de opções disponíveis para customização, como templates (modelos prontos de sites) e plug-ins que podem transformar um site até em e-commerce.
Apesar disso, o grande foco do WordPress ainda é o conteúdo e a maior utilização desse CMS é para criar blogs de todos os tipos. É muito fácil começar a publicar na plataforma e os diversos plug-ins adicionam funcionalidades importantes, como a moderação de comentários e proteção contra spam.
Além disso, a comunidade mundial do WordPress é um de seus maiores diferenciais, e seu apoio ativo é responsável pelo desenvolvimento constante da plataforma. Tamanho esforço fica evidente desde a documentação, disponível em vários idiomas, até a criação de novas funcionalidades e integrações.

Entendendo o Liferay

O Liferay, por outro lado, é um portal (entre nesse link e saiba mais sobre Portal) voltado para a criação de soluções empresariais. Por ser uma ferramenta de portal, entre suas funcionalidade estão: a construção de sites (em diversos idiomas), aplicações web, plataformas de colaboração (como é o caso de uma intranet), criação de sistemas de gerenciamento de conteúdo, permissão de acesso por tipo de usuário, página pública e privada, permissões na edição de artigos, Portlets , integração nativa com ERPs, bancos de dados e outros.
Diferentemente do WordPress, que é muito utilizado para sites casuais e consegue se moldar a certos requisitos profissionais dos usuários, o Liferay é um portal que supre necessidades comerciais e organizacionais muito mais complexas, mas sem deixar de lado a flexibilidade e a facilidade de uso.

Qual a melhor opção para mim?

Após entender rapidamente a proposta de cada aplicação, fica fácil perceber que são, na verdade, totalmente diferentes e não atendem ao mesmo público — nem foram criadas para as mesmas necessidades. O WordPress é um ótima opção para blogs e canais de conteúdo, em especial os mais simples, ou até lojas virtuais iniciando suas operações de modo mais modesto.
O Liferay, por sua vez, é mais robusto justamente por se tratar de uma ferramenta de Portal. Seu público são empresas que precisam de soluções rápidas, de fácil adoção e simplicidade.
Se você está começando agora ou deseja algo mais casual e simplificado, o WordPress é mais indicado. Está pesquisando sobre Drupal e Joomla! e quer mais informação sobre eles? Já se está à procura de uma alternativa mais profissional para escalar o seu negócio, certamente terá melhores chances com o Liferay. Está desenhando algum projeto de portal e quer ajuda de um especialista? Entre em contato conosco da Vertigo Tecnologia, podemos te ajudar na escolha da melhor solução!
Gostou das nossas avaliações sobre essas duas plataformas? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo de qualidade direto no seu e-mail!

Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_