O que é API? Entenda de uma maneira simples

191-931-1377004443

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, todo mundo já usou, mesmo sem saber uma API. A sigla vem do inglês Application Programming Interface, uma API permite que aconteça troca de informações entre dois ou mais sistemas é como se fosse uma ponte ligando esses sistemas.

Uma API é basicamente uma programação que contém um conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador, site ou aplicação transmitindo a outro dispositivo ou site essa informação de forma automática. Através de uma API podem ser construídos  a comunicação entre sites, ferramentas e widgets como os aplicativos de celular.

A API é o que roda “por trás” dos programas, fazendo com que aplicativos conversem uns com os outros sem que seja necessária uma intervenção humana, automatizando os processos. Enquanto o usuário tem acesso apenas à interface — o site, o app ou o programa —, nos bastidores muitos aplicativos estão trabalhando em conjunto utilizando APIs.

Exemplos do dia a dia

O site de uma empresa pode mostrar sua localização com um mapa no Google Maps. Isso é possível porque o Google Maps forneceu algumas partes de seu código através de uma API, fazendo com que o desenvolvedor do site pudesse utilizar o código original, adaptando-o da maneira mais conveniente.

B2C

No mundo B2C existem ainda outros exemplos, alguns sites em vez de solicitar o preenchimento de um enorme formulário de cadastro, permite que o login ocorra através de alguma rede social, como Facebook, Twitter ou Google+. Essas redes já possuem dados básicos e comuns a qualquer cadastro, como nome, e-mail, sexo, telefone, e através das APIs é possível aproveitar esses dados, evitando que o cliente perca tempo preenchendo as mesmas coisas e desista de fazer cadastro.

B2B

No mundo B2B, esse conceito também é normal. Se você participa de um programa de fidelidade e usa o aplicativo do seu banco para levar os seus pontos do banco para o site de uma empresa aérea, você fez isso usando uma API; empresas como Gol Linhas Aéreas, Multiplus, Banco do Brasil usam bastante esse conceito, uma vez que, existe a troca de informações entre essas empresas para identificar o que o cliente quer fazer com os pontos que ele possui. Se ao realizar uma compra num site, você pontua no site da empresa em que comprou e em outros programa de fidadelidade ao mesmo tempo, isso também é feito via API.

E não são apenas as multinacionais que oferecem APIs ou as utilizam em seus sistemas. No Brasil, os Correios são um exemplo de empresa que utiliza essa tecnologia para oferecer um melhor serviço. São APIs que permitem que, ao preencher o CEP, certos formulários de lojas puxem automaticamente o endereço, evitando conflitos e problemas na entrega, consulte a loja mais próxima, prazo de entrega e por ai vai. A Decolar.com permite que qualquer site integre seu cadastro de mais de 150 mil hotéis e 8 mil destinos de voos. Isso dá visibilidade à empresa e também facilita a vida dos desenvolvedores (e usuários) dos sites.

Conclusão

Com uma API, criadores de softwares e sites podem desenvolver uma série de produtos diretamente ligados ao conteúdo de uma empresa de forma bem mais rápida. Mesmo as empresas que não são de tecnologia, se beneficiam por melhorar suas funcionalidades e mostrar capacidade de inovação.

A vantagem financeira para quem usa e para quem oferece aos desenvolvedores o acesso a suas APIs é significativa. Quando uma empresa torna algumas partes do código de seus sites ou sistemas disponíveis para que outras ferramentas possam ser desenvolvidas a partir da troca da informação, ela geralmente se destaca, pois o objetivo da API é facilitar  à troca de informação e isso por diversas vezes ajuda alguma área de negócio da empresa.

Uma estratégia de API bem definida tem enorme potencial de aumentar o alcance dos dados e soluções de qualquer empresa, facilitando, assim, a troca de informação seja com o consumidor final ou com alguma área da empresa.

E você, vai desenvolver alguma API e quer ajuda de um especialista? Já ajudamos uma empresa no ramo de Petróleo e Gás e uma Cervejaria no desenvolvimento de APIs. Entre em contato conosco da Vertigo Tecnologia

E então, deu para entender melhor o que é uma API, ficou alguma dúvida? Deixe um comentário aqui no post e conte para nós!

Tags: , , , , , , , , ,

Trackback de seu site.

Vertigo

Somos uma consultoria de negócios focados em TI, agilidade e inovação são aspectos que levamos a sério. O nosso objetivo é Ajudar o nosso cliente a crescer utilizando a Tecnologia, é nisso que acreditamos!

Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123