Soluções em Nuvem: 4 razões para adotar

cloudcomputing O Gartner previu que até o final de 2015 as empresas brasileiras devem investir massivamente em Cloud Computing, e de acordo com a gigante de consultoria, o país deve movimentar US$ 116 bilhões nessa área. Essa previsão mostra o quanto a computação em nuvem está sendo amplamente adotada para dar escalabilidade tecnológica e competitividade ao cenário nacional. Atualmente, também está se adotando bastante as soluções em Saas tais como: Dropbox, Hubspot, SugarCRM, Office 365 e outros, clique aqui para conhecer um pouco mais sobre Sass. E você? Já utiliza todo o potencial da nuvem no seu negócio? Veja 4 benefícios que a cloud computing pode te oferecer e entenda por que ela é essencial para sua empresa:

1 – Corte de custos

Um benefício percebido imediatamente ao adotar soluções em nuvem é a economia de recursos. Uma vez que, em alguns casos, você pode até reduzir ou deixar de ter novos custos com infraestrutura de TI, os investimentos em datacenter, bancos de dados, instalação de sistemas máquina a máquina, dentre outros, podem sofrer reduções, ou mesmo, deixar de fazer parte do planejamento de aquisição. Tudo fica por conta do provedor de serviço em nuvem. Existem algumas empresas que te ajudam nisso: Amazon, Locaweb, Umbler, Equinix e outras! Outro ponto relevante é a escalabilidade desse tipo de solução, conforme a empresa cresce, acrescentar novos usuários e aumentar a capacidade de armazenamento e processamento é uma questão de ampliar o serviço e não de adquirir novas máquinas físicas e licenças para essas máquinas compradas. Tudo é acessado e fornecido via web, isso reduz muito os custos e o tempo de implementação.

2 – Otimiza os processos

Com custos menores, mais previsíveis e controláveis, a empresa consegue melhorar seus processos uma vez que tem escalabilidade tecnológica ao seu dispôr sem precisar fazer grandes investimentos, se comparado com a compra de investimento em material físico. Essa facilidade da computação em nuvem está ajudando principalmente as pequenas e médias empresas, que até então tinham que se virar como podiam com poucos recursos de tecnologia e mesmo as grandes empresas não ficam de fora desse benefício, uma vez que, que precisam agilizar varios de seus processos. A mobilidade oferecida pela Cloud Computing, dependendo do serviço, permite que os usuários acessem essa solução em qualquer dispositivo (desktop, smartphone, tablet etc.). Assim, um executivo de vendas pode agilizar o processamento de um pedido enquanto está em trânsito, parado no aeroporto ou mesmo diante do cliente. Um desenvolvedor pode acessar o dashboard para consultar se suas APIs estão no ar. Ganha-se muito mais tempo, o cliente recebe o serviço mais rapidamente e a empresa fatura mais.

3 – Torna a TI mais estratégica

Em vez de se preocupar com a manutenção dos sistemas, o departamento de TI assume uma posição mais consultiva dentro da empresa. Ou seja, tem mais tempo de propôr novas soluções para o negócio e não precisa focar apenas em atividades táticas, aquelas que exigem operacionalidade técnica. Como as atualizações, o armazenamento, o backup, entre outros, são responsabilidades do provedor do serviço em nuvem, o gestor de TI e sua equipe voltam suas atividades para o desenvolvimento de novas aplicações. Trata-se de um novo paradigma, elevando o papel da área dentro da empresa.

4 – Dá mais segurança para a informação

Quando tudo é tratado internamente, as preocupações com a segurança dos dados são grandes. Afinal, os possíveis ataques e a perda de informações sigilosas acontece na infraestrutura interna, o que é prejudicial para a empresa. Ao contratar um serviço de cloud computing, essas preocupações são diminuidas e passam a fazer parte do escopo de trabalho do fornecedor desse serviço, pois ele tem a obrigação de prover atualização de ferramentas e práticas que garantam a segurança das informações. Por exemplo, se a empresa sofre um incidente (um incêndio, por exemplo), sua infraestrutura de TI pode ficar seriamente comprometida. Já com a infra na nuvem, esse problema não existe, pois as informações estão armazenadas no centro de processamento do provedor e a operação não precisa parar por falta de energia ou perda de um datacenter.

Conclusão

Com escalabilidade tecnológica, com mais segurança e mobilidade, com a equipe de TI voltada para a criação de soluções estratégicas, além da redução significativa de custos, a empresa se torna muito mais competitiva. Em outras palavras, a cloud computing melhora a produtividade, agiliza e otimiza os processos, dá mais possibilidades de comunicação e conhecimento do mercado. Empresas que investem na computação em nuvem estão muito mais preparadas para competir e avançar em direção ao crescimento. O que você achou desses benefícios? Vai desenvolver alguma solução em Cloud e quer ajuda de um especialista?  Deixe seu comentário e entre em contato conosco da Vertigo

Tags: ,

Trackback de seu site.

Vertigo

Somos uma consultoria de negócios focados em TI, agilidade e inovação são aspectos que levamos a sério. O nosso objetivo é Ajudar o nosso cliente a crescer utilizando a Tecnologia, é nisso que acreditamos!
  • Mauricio Menezes

    Interessante, um futuro que não podemos ignorar.

    • Vertigo

      Olá Mauricio, tudo bem?

      É verdade, cada vez mais estamos usando soluções em Cloud por diversos motivos.

      Em breve teremos novos posts sobre esse e outros temas, vai lá, assine a nossa newsletter para receber esses conteúdos!

      Qualquer dúvida é só entrar em contato!

      Vertigo Tecnologia

Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123